pronto
Introdução 2
Forças intermoleculares 3
Interação de van der Waals 3
Forças de London 4
Forças dipolo induzido-dipolo induzido ou dispersão de London
Forças intermoleculares dipolo-dipolo.....................................................................................6
Dipolo permanente-dipolo permanente
Ligação de hidrogênio 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
Neste trabalho irá conter informações sobre forças intermoleculares contendo: “interações de London; interações de Van der Waals; interações dipolo induzido-dipolo induzido; interações dipolo permanente-dipolo permanente e ligação de hidrogênio”.
Forças e ou (ligações) intermoleculares
As forças intermoleculares são forças que mantém as moléculas unidas umas com as outras. À exceção dos plasmas e dos gases nobres, toda a matéria é composta de átomos combinados em moléculas.
O termo ligação intermolecular também é seguidamente usado, mas não é adequado, pois as forças envolvidas não são da mesma intensidade que aquelas que produzem as ligações químicas, que são forças intermoleculares. As atrações intermoleculares são atrações entre uma molécula e uma molécula vizinha. As forças de atração que possuem uma molécula individual em conjunto (por exemplo, as ligações covalentes) são conhecidas como as atrações intermoleculares. Estas duas palavras são tão confusamente similares que é mais seguro abandonar um deles e nunca usá-lo, daí usar-se o termo "ligações" para as forças intermoleculares e o termo forças intermoleculares para a questão aqui em tratamento.
Interações de Van der Waals
Em físico-química, uma força de van der Waals (ou interação de van der Waals), nome dado em homenagem ao cientista holandês Johannes Diderik van der Waals, é a soma de todas as forças atrativas ou repulsivas, que não sejam forças devidas a ligações covalentes entre moléculas (ou entre partes da mesma molécula) ou forças devido à interação eletroestática de íons. Existem três