pronta parte 4 5 6 7 8
A pergunta feita pela Enfermeira é quer define como serão aplicado os princípios da prática em evidências. No caso analisado a Enfermeira estuda a possibilidade do paciente estar deprimido. A Enfermagem precisa estudar a situação, buscar informações, debater, como por exemplo, decidir entre dois diagnósticos de enfermagem.
BUSCA DE INFORMAÇÕES RELEVANTES
Para as Enfermeiras, a maioria das necessidades de informações pode ser atendida utilizando cinco tipos de fontes: livros-texto, periódicos, bases bibliográficas eletrônicas, produtos de análises que consolidam resultados de pesquisas (periódicos que filtram e analisam as publicações e bases de informações consolidadas) e a internet. Cada tipo de fonte tem uma aplicação adequada.
Os livros-texto são uteis para informações que não se modificam com frequência. Exemplo: anatomia. Os periódicos são fóruns de avanços e novas ideias. Há inúmeros periódicos de enfermagem, e a escolha deve considerar três aspectos: 1 º se tem comitê que avaliam e julgam o material publicado, 2º se é local, nacional ou internacional, 3º se inclui relatos de pesquisa ou se é mais geral.
As bases bibliográficas fornecem citações, e, frequentemente a resumo de estudos e revisões na literatura em saúde. As bases eletrônicas de dados são muito grandes. As fontes de informações filtradas são vantajosas pois economiza tempo. As bases de informações consolidadas podem ser exemplificadas pela Cochrane Collaboration, uma rede internacional de profissionais de saúde.
A internet é um dos meios mais poderosos e importantes do meio de informações atuais, onde podemos recuperar todas as informações para enfermagem baseada em emergência. Entre tanto a qualidade do material contido em cada sítio ainda é de qualidade duvidosa.
Sendo assim uma análise é feita para verificar se o material ali contido é confiável e válido, de qualquer maneira essas informações contidas na Internet é requisito fundamental para aplicação dos princípios da