pronomes
Educação Física e Saúde
Manaus- AM
2013
Aumento da flexibilidade, redução de tensão muscular, amplificação do relaxamento físico e mental. Estas são apenas algumas das funções do alongamento.
O alongamento está diretamente ligado ao aumento da capacidade e do comprimento muscular. O aumento da flexibilidade dos músculos facilita a realização de movimentos disponível por parte de uma determinada articulação aumentando assim, a amplitude do movimento e a extensibilidade dos músculos.
Além disso, o aumento da flexibilidade dos músculos faz com que o movimento de qualquer parte de uma determinada articulação seja realizado sem qualquer tipo de dor. A redução da tensão muscular, independente de sua localização, ocorre devido ao fato de que o alongamento atua diretamente no tecido conjunto.
Sendo assim, ocorre uma melhora, que de acordo com o grau da tensão ela pode ser significativa ou não, no fluxo sanguíneo. O alongamento também auxilia na amplificação do relaxamento físico e mental.
A amplificação do relaxamento físico se deve justamente à atuação do alongamento no tecido conjunto, que desenvolve alguns bloqueios ajudando a expandir a consciência corporal. E, como consequência do relaxamento físico, vem a sensação de bem-estar, que está ligada ao relaxamento mental, favorecendo, desta maneira, o combate do corpo às tensões musculares.
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo