História da Ciencia
A edificação de uma teoria de representação da ordem natural
Apresentação
O presente livro é uma coleção de textos escritos entre 2004 e 2008 por mim, nos quais são discutidos, diversos aspectos que levaram a nossa raça humana a deter o conhecimento cientifico atual.
Devido ao fato de que os diversos textos terem sido escritos em datas diversas, o livro, apesar de ter sido linearizado através de diversas regressões, não tem uma apresentação necessariamente linear e muito menos rigorosamente histórica. Os textos também não estão datados. Este fato implica que, enquanto em alguns textos, dediquei muito ao ponto de vista histórico e/ou psicológico, em outros dediquei mais ao ponto de vista, evolução e rompimento de idéias.
Não procurei originalidade ao escrever, apesar de que minhas opiniões sobre aquilo que já existe estarem impressas em cada linha e parágrafo ao longo do livro.
Portanto não me preocupo se alguma interpretação pessoal for controversa. Em contraposição a isso, os dados históricos foram bem pesquisados e elaborei uma bibliografia de cada publicação que utilizei para o desenvolvimento histórico.
Os textos estão enumerados em algarismos arábicos na ordem crescente, e apesar de alguns, de modo particular os quatro primeiros parecerem ter uma estreita relação teórica, isto não é necessariamente verdade e cada texto é independente um do outro, podendo ser lido separadamente. Isso é devido ao fato já comentado da estrutura não linear do livro.
Este livro também não é dirigido para o público leigo em física, nem leigo em cultura geral. Apesar de não se basear num estudo propriamente dito da natureza, de fato eu não utilizo a instrumentação matemática nem descreverei experimentos históricos, utilizo termos científicos livremente, e explico meu único motivo. Só intelectuais do quinhão de Stephen Hawking, Einstein, Bohr, Heisenberg, Bohm, dentre outros, têm capacidade intelectual para transpor o universo tão abstrato que é
a