Pronomes e verbos
CESPE/UnB – MPE/PI – ANALISTA MINISTERIAL – 2012
1- No trecho “somado aos que vinham sendo realizados nos últimos anos”,o elemento “aos” poderia ser corretamente substituído por àqueles.
CESPE/UnB – STJ– TODOS OS CARGOS – 2012
2- A partícula “se”, em “Tratava-se então de uma biblioteca imaginária...” e em “...o lugar em que se encontravam centenas de milhares de rolos...”, classifica-se como pronome reflexivo e retoma, respectivamente, “uma biblioteca imaginária” e “centenas de milhares de rolos”.
CESPE/UnB – STJ – ANALISTA JUDICIÁRIO – 2012
3- Na linha7 (... biblioteca imaginária, cujos livros...), “cujos” expressa uma relação de posse.
CESPE/UnB – EBC – GESTOR DE ATIVIDADE JORNALÍSTICA – 2011
Texto1
São Paulo, 18 novembro 1925.
Carlos,
Dá-se isto: ontem me apareceu um dos redatores da Noite do Rio aqui em casa e além de me pedir uma entrevista pra tal propôs o seguinte:a Noite organiza um Mês Modernista.
Durante um mês todos os dias o jornal publicará um artiguete de meia coluna assinado por um modernista qualquer. O artiguete poderá ser crítica, fantasia, versos, o que a gente quiser. Pagam 50$ por artigo. Os escolhidos são: Manuel Bandeira e Prudente de Morais no Rio, eu e Sérgio Milliet em São Paulo, você e o Martins de Almeida em Minas. Me mande com absoluta urgência uma linha sobre isto falando que aceitam, pra eu dispor as coisas logo. Estou esperando. Ciao.
Mário
Texto2
Belo Horizonte, 20 novembro 1925.
Mário,
Salve. Recebi hoje tua expressa fazendo o amável —e gostoso— convite para escrever umas besteiras na Noite. Aceito. O Martins de Almeida, avisado, também aceitou. Diga para quando é a joça, que estamos prontos.
E desde já te agradeço o reclame e os cobres, pois estou certo que foi você que se lembrou do meu nome.
Depois escreverei mais longamente.
Um abraço forte do
Carlos
4- Os dois textos diferem quanto à colocação dos pronomes átonos: no texto 1, a colocação é livre, alternando-se usos prescritos e