Pronome, verbo, conjunção
P R O N O M E S P E S S O A I S
São termos que substituem ou acompanham o substantivo[->0]. Servem para representar os nomes dos seres e determinar as pessoas do discurso. - Os Pronomes: o,a,os,as. SEMPRE SERÃO OD - Os Obliquios: lhe,lhes.SEMPRE SERÃO OI - Os Demais Obliquios podem ser OD ou OI
Os pronomes pessoais classificam-se em retos e oblíquos
CASO RETO
- São pronomes retos, quando atuam como sujeito da oração.Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito ou predicativo do sujeito.
Por exemplo:
Nós lhe ofertamos flores.
- Os pronomes retos apresentam flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a principal flexão, uma vez que marca a pessoa do discurso. - Dessa forma, o quadro dos pronomes retos é assim configurado:
Eu / Tu / Ele / Nós / Vós / Eles
CASO OBLIQUOS
- São pronomes oblíquos, quando atuam como complemento (objeto direto ou indireto).Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal (objeto direto ou indireto) ou complemento nominal.
Por exemplo:
Ofertaram-nos flores. (objeto indireto).
- Obs.: Em verdade, o pronome oblíquo é uma forma variante do pronome pessoal do caso reto. Essa variação indica a função diversa que eles desempenham na oração: pronome reto marca o sujeito da oração; pronome oblíquo marca o complemento da oração.
- Os pronomes oblíquos sofrem variação de acordo com a acentuação tônica que possuem, podendo ser classificados em oblíquos átonos (acompanham formas verbais) e oblíquos tônicos ( acompanhados de preposição).
São classificados assim:
Me / Te / O,A / Nós / Vós / As,Os
Men / Ti / Se,Si / Conosco / Convosco / Se
Comigo / Contigo / Consigo / a Nós / a Vós / a Eles,Elas
P R O N O M E S P O S S E S S I V O S
Indicam posse. Estabelece relação da pessoa do discurso com algo que lhe pertence.
Meu / Teu / Seu / Nosso / Vosso / Seus
P R O N O M E S D E M O N