Pronomes relativos
1.1 CONCEITOS de organização
Há vários conceitos de diversos autores que buscam definir organizações. Segundo Maximiano (2011, pg.3) “uma organização e um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo”. Temos também a de Chiavenato (2003,pg.2) que diz: “Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.)”. De acordo com Moraes (2004, pg.91).
Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
A partir desses conceitos podemos definir que uma organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas e controladas onde individualmente ou em grupo pessoas trabalham em um determinado ambiente utilizando vários meios e recursos disponíveis visando alcançar objetivos pré-definidos, liderados ou não por alguma pessoa com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
1.2 Elementos constitutivos de uma organização
1.2.1 Pessoas
São todos os cooperadores da organização. Conforme Chiavenato (2003, pg.2) “A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas”. Discorrer de pessoas significa falar da essência das organizações. Muitas organizações tratam as pessoas como Recursos Humanos, outros como empregados ou clientes internos. É importante o entendimento de que são as pessoas que constituem e operam diretamente nos vários processos da organização.
1.2.2 Objetivos
Toda organização necessita de uma finalidade, de uma noção sobre os porquês de sua existência e do que o que deseja realizar. Os objetivos são de suma importância para as empresas ou organizações permanecerem