Promoção e prevenção do tabagismo
1190 palavras
5 páginas
O tabagismo é comprovadamente perigoso para a saúde e afeta a sociedade como um todo, sendo considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cinco milhões de indivíduos morram anualmente por doenças causadas pelo tabagismo, sendo 200 mil só no Brasil. Por isso, a dependência do tabaco deve ser tratada como uma epidemia. E, para tentar freá-la, é preciso revisar e incrementar a atual legislação. O Brasil gastou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 para tratar doenças relacionadas ao tabaco, conforme levantamento feito pela organização não governamental Aliança do Controle do Tabagismo (ACT). Os gastos somaram quase 21 bilhões de reais no ano passado. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta quarta (29) em todo o país.
De acordo com os dados da ACT, 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo. Outros problemas de saúde também são provocados pelo cigarro: 83% dos casos de câncer de laringe estão relacionados ao tabagismo, 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide.
De acordo com a literatura, o tabagismo cria dependência química, física e psicológica, o que influencia no tratamento, sendo muito importante que a pessoa entenda a relação dela com o cigarro. Importante entender por que fuma, por que deseja parar de fumar e onde está a