Promocao da saude
2. Qual a relação destes princípios com a promoção de saúde?
3. O que é PNPS?
4. Qual o objetivo da PNPS?
5. Defina o papel do psicólogo na promoção de saúde e na atenção básica à saúde? (Justifique sua resposta).
6. O autor Yamamoto faz uma crítica à atuação do psicólogo no contexto de saúde, quais as bases desta crítica? (Justifique sua resposta).
7. Segundo Dimenstein (2001, p. 59‑60):
[...] a entrada do psicólogo nas instituições públicas de saúde, apesar de ter ampliado seu campo de trabalho, parece não ter alterado os modelos teóricos e práticos que fundamentam sua atuação. Ou seja, não houve uma contextualização, revisão ou até mudança nas suas formas tradicionais de atuar. Daí, sua dificuldade em construir novas práticas voltadas para a produção social da saúde e da cidadania, práticas comprometidas com o bem‑estar social.
Faça um paralelo entre a afirmação de Dimenstein com o modelo biomédico.
8. Para Bock (2007, p. 28), “[nós psicólogos] devemos estar atentos para nossos conceitos, criados e pautados em experiências das camadas altas da população branca, europeia ou americana de primeiro mundo”, como esta ideologias pautadas em concepções americanas e europeias podem influenciar a atuação do psicólogo da saúde?
De modo a despertar mudanças, conceitos elitistas e individualista são difundidos entres os psicólogos com uma classe individual que trabalha apenas com o único, não apresentando assim a comunicação social. O mercado da área da saúde sentiu a necessidade do profissional de psicologia mas no entanto, o profissional tem que apresentar a resposta que compete ao desempenho de seu papel nesta atuação, psicólogo da saúde, como promotor da mesma, ele deve corrigir seu olhar, mirando não apenas o individuo mas o coletivo e social;
9. “Dessa forma, pressupomos que a construção de espaços coletivos deve constituir [...] um sistema de relações mais