aquitetura neoclassica
Panteão Nacional (Igreja de Santa Genoveva)
Projeto: Jacques Germain Soufflot
Ano: 1755 a 1792
Cidade: Paris
Suas paredes lisas e pouco decoradas são abstratamente sóbrias enquanto o imenso pórtico é modelado sobre a influência direta dos antigos templos romanos, assim é a arquitetura da Igreja de Santa Genoveva.
A construção do edifício começou em 1755, mas devido a morte de Soufflot e dificuldades financeiras em 1780, a construção foi adiada. Vinte e seis anos depois um associado de Soufflot, Jean-Baptiste Rondelet, retomou a obra. Foi decido pela assembleia nacional que o local deveria servir de necrópole para as maiores individualidades Francesas. O edifício então foi modificado nesse sentido e o frontão contem a seguinte inscrição: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” – Aos grandes homens, a pátria reconhecida.
Situado no Monte de Santa Genoveva ele possui 84 metros de largura e 110 de profundidade. Ele é inspirado no panteão Romano de Agripa, a fachada principal está decorada com 22 colunas de estilo Coríntio que apoiam um frontão triangular clássico de autoria de David d’Angers.
Sua planta é assentada em forma de uma cruz grega, onde suas quatro pontas terminam com uma fachada.
Corte Axonométrico: 01 Torres sineiras; 02 Torreão central com duas cúpulas em pedra; 03 Tambor períptero rasgado por janelões; 04 Cruzeiro; 05 Pórtico.
Sua decoração interior encontra-se repleta de elementos de cariz neoclássico. Os antiacadêmicos criticaram sua estrutura pelas imitações das casas de recreio romana. Por fim é coroado com uma cúpula com 83 metros de altura, com um lanternim no topo. A igreja que por fim foi dedicada a tumulo de grandes nomes franceses, 57 ao total, ele guarda os restos de grandes nomes como: René Descartes, Marie Curie, Jacques-Louis David, Alexandre Dumas, Victor Hugo, Marquês de Laplace, Jean Monnet, Jean Jacques Rousseau e Voltaire.
Arco do Triunfo
Projeto: