Prolog
História
O PROLOG foi criado em 1971 por Alain Colmerauer e Robert Pasero, na Universidade de Marselha, França, o propósito não era a criação de uma linguagem de programação e sim o processamento de linguagens naturais (Português, Inglês). O termo PROLOG é uma derivação de "Programming in Logic", já que seu desenvolvimento foi baseado na Lógica de Predicados de 1ª ordem.
Características
PROLOG é uma linguagem declarativa, isto é, ele não fornece uma maneira passo a passo de se resolver um determinado problema, o que ele faz é, uma descrição do tal problema que se deseja resolver.
Ao contrario das outras linguagens de programação, O PROLOG não emprega tipos de dados. Todos os dados são de um único tipo de termo, o que determinar se esse termo é um numero, um texto, uma variável e etc. é a maneira de como ele foi declarado.
Aplicação
• Lógica Matemática, prova de teoremas e semântica;
• Compiladores;
• Solução de Equação Simbólica;
• Banco de dados relacionais;
• Linguagem natural;
• Planejamento automático de atividades.
Funcionalidade
Sócrates é um homem. Todo homem é mortal. Logo, Sócrates é mortal. No argumento acima, as duas primeiras sentenças são premissas e a ultima é uma conclusão. Como o PROLOG é um algoritmo de raciocínio dedutivo, se for fornecido a ele essas mesmas premissas e depois perguntarmos se Sócrates é mortal ele responderá que sim. homem(Sócrates). mortal(x) :- homem(x).
Exemplo de sentenças simples:
Sócrates é homem – homem(Sócrates).
Ana é magra – magra(Ana).
João é forte – forte(João).
Exemplos de Sentenças compostas:
Sócrates é homem e mortal – homem(Sócrates) ^ mortal(Sócrates).
Ana é magra e bonita – magra(Ana) ^