Prolapso Uterino
Anassilton Moreira de Andrade Júnior; Breno Pontes Carneiro Borges; Gabriel Marcelo Cortez; Gleiciene da Silva Oliveira; Júlio César Lopes Brasileiro; Lorrana Izaura Fernandes Martins de Campos; Leonardo Jacinto Gonçalves; Maycom Douglas Silva Nava; Nínive de Araújo Guimarães; Ronan de Souza Rezende; Vínicius Lutz.
RESUMO
Introdução - O prolapso uterino é a eversão do útero resultando na exposição do órgão pela genitália externa, sendo esta afecção rara em cadelas. O presente trabalho objetivou-se relatar um caso de prolapso uterino em uma cadela. Revisão da Literatura - Pode haver o prolapso parcial ou completo do útero. Os animais acometidos podem não apresentar alterações clínicas. O tratamento do prolapso uterino busca a reposição anatômica do órgão e a realização de ovariosalpingohisterectomia. Relato de Caso - atendida no Hospital Veterinário das Faculdades Objetivo (HVet), dia 17 de fevereiro de 2014, cadela com 13 anos, sem histórico médico, com exposição de massa róseo-amarelada através da vulva, identificada no exame físico, como útero evertido, prolapso total. Discussão - Os exames realizados não apresentaram nenhuma alteração significativa e o animal mostrava-se bem, indo de acordo com as descrições encontradas na literatura. Houve regressão espontânea do prolapso, não necessitando de intervenção cirúrgica. Conclusão - Conclui-se que a carência de relatos e estudos da afecção, por ser rara, limita o conhecimento da mesma, porém não diminui sua importância, tendo o caso relatado obedecido os achados literários, mostrando um padrão da patogenia o que facilita o diagnóstico, mas não o entendimento de suas causas.
Descritores: Reprodução, Distocia; Extrusão; Cão.
Introdução
O prolapso uterino é a eversão do útero resultando na exposição do órgão pela genitália externa, sendo esta afecção rara em cadelas1. A etiologia é até o momento desconhecida. No entanto, alguns fatores