Projeção de Gall-Peters
A projeção de Gall-Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Arno Peters batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da projeção de Mercator. A maior diferença da projeção de Gall-Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente europeu e alongamento do continente africano. Todavia, continua sendo uma projeção pouco conhecida, e poucas editoras fazem menção a ela em seus livros e cartas geográficas, sendo muito cobrada nos vestibulares das grandes universidades brasileiras, em geral, comparando-a com a de Mercator.
A projeção
As várias especializações da projeção de área igualmente cilíndrica têm diferenças somente na relação do vertical à linha central horizontal. Esta relação determina a posição paralela padrão da projeção, que não é a paralela em nenhuma distorção ao longo das distâncias que combinam a escala indicada. O padrão das paralelas da Projeção de Gall-Peters é 45°N e 45°S.
A projeção de Peters
Outras especializações denominadas áreas cilíndricas são: cilíndrica de Lambert (padrão paralelo no equador), Cilíndrica de Behrmann (30° N/S), Craster (37°04' N/S), Trystran Edwards (37°24' N/S), Hobo-Dyer (37°30'), e Balthasart (50° N/S). A versão de Lambert fornece toda a fundação para a exploração do fato que a área de superfície de uma esfera e a área do cilindro são iguais.
A