Projeçao de resgate
Especialista em contabilidade e controladoria empresarial
CONTABILIDADE COMERCIAL
Aula 2 Apuração do CMV e Controle Físico dos Estoques
CORREÇÃO E COMENTÁRIOS DA AULA ATIVIDADE.
CARO ALUNO!
Nesta tele aula vamos estudar a apuração do Custo das Mercadorias Vendidas, também conhecido como CMV e as formas de controle físicos de Estoques. Boa Aula!
TELE AULA II: APURAÇÃO DO CMV E CONTROLE FÍSICO DOS ESTOQUES.
CUSTOS DAS MERCADORIAS VENDIDAS
O CMV representa o valor atribuído às mercadorias negociadas pelo comerciante com seus clientes, como o nome indica, é um valor de custo para o comerciante, valor que será confrontado com o valor de venda (receita) para a obtenção do Resultado com Mercadorias (RCM).
MONETARIAMENTE, O VALOR DO CMV É OBTIDO PELA EQUAÇÃO:
CMV = EI + C - EF
Onde: – CMV = Custo das Mercadorias Vendidas – EI = Estoque Inicial – C = Compras Liquidas – EF = Estoque Final
CMV = EI + C - EF
O “C” que representa as compras liquidas, ou seja, o custo das mercadorias adquiridas para revenda é composto pelo valor pago ao fornecedor (líquido de impostos recuperáveis) mais os gastos com frete e seguro. necessários para a colocação das mercadorias no estabelecimento da empresa adquirente.
OS IMPOSTOS RECUPERÁVEIS
Os impostos pagos na aquisição de mercadorias são aqueles cujo valor a empresa adquirente pode creditar, nos livros fiscais próprios, para ser deduzido do valor do imposto da mesma espécie devido sobre a revenda de mercadorias.
COMPRAS LIQUIDAS
Compras Líquidas = Valor total das Compras ( + ) Fretes ( + ) Seguros ( ‐ ) Impostos Recuperáveis.
EXEMPLO DE CÁLCULO DO CMV
Estoque Inicial (01 de Janeiro) Compras de Mercadorias ICMS a Recuperar PIS a Recuperar COFINS a Recuperar Fretes s/ Compras Estoque Final (31 de Dezembro) Calcular o CMV – Custo das Mercadorias Vendidas de 01 de Janeiro à 31 de Dezembro na empresa que apurou os seguinte dados. 80.000,00