Projetos industriais
[...]
Introdução
O Guia de Gerenciamento de Projetos, PMBOK- “Project Management Body Of Knowledge”, 3ª. ed, (2004), editado pelo PMI - “Project Management Institute” caracteriza que um projeto é único e deve ser desenvolvido de forma temporária e progressiva. Descreve também que a progressividade de um projeto é dividida por fases para que se possa melhorar o controle gerencial com ligações adequadas às operações em andamento da organização executora. O conjunto de fases de um projeto é definido como sendo “O ciclo de vida do projeto” fazendo com o que os trabalhos sejam desenvolvidos progressivamente do início ao fim.
Segundo o PMBOK (2004), o ciclo de vida ajuda o Gerente do Projeto a definir a extensão de trabalho que um projeto deverá ser desenvolvido. Por exemplo: Se o projeto for identificado como uma oportunidade que a alta direção de uma empresa deseja aproveitar, esta irá autorizar o Estudo de Viabilidade Econômica para decidir se deve ou não realizar o projeto. A definição do ciclo de vida do projeto pode ajudar o Gerente de Projeto a esclarecer se deve tratar o Estudo de Viabilidade como uma fase do projeto ou como um projeto autônomo separado. Quando o resultado desse esforço preliminar não for claramente identificado, será melhor tratar esse esforço como um projeto separado.
Continua o PMBOK (2004) definindo que o ciclo de vida de um projeto representa os trabalhos técnicos a serem realizados em cada fase (tipo arquitetura, construção, etc..), ou entregas que devem ser realizadas em cada fase; estas devem ser verificadas e validadas, bem como quem estará envolvido e como se deve controlar e aprovar cada fase.
Para que cada fase a ser desenvolvida, possa ser verificada e controlada, coloca o PMBOK que necessitamos incluir formulários, gráficos e listas de verificações (check list).
O ciclo de vida caracteriza as transferências técnicas ou o conjunto de entregas do projeto. Através deste trabalho