Fundamentos do tratamento do paciente na radiologia
Introdução:
O tratamento ideal dos pacientes com tumores malignos é um esforço multidisciplinar que pode combinar duas ou maus disciplinas clássicas: cirurgia, radioterapia(RT), e quimioterapia. Patologias, radiologistas, médicos de laboratórios de analises clinicas e imunologistas,são membros integrantes da equipe que estabelece o diagnósticos correto.
A Radiooncologia é uma disciplina clinica e cientifica devotada ao tratamento dos pacientes com câncer e outras doenças através da radiação ionizante, isoladamente ou combinada a outras modalidades.
O objetivo da RT e administrar uma dose precisamente medida de radiação em um volume tumoral definido com a menor lesão possível aos tecidos saudáveis circundantes, resultando na erradicação do tumor, boa qualidade de vida e prolongamento da sobrevida a um custo competitivo.
Tipos de Irradiação:
Muitos tipos de irradiação são utilizados nos tratamentos da doença benigna e maligna a forma mais comum de irradiação consiste no uso de feixe externo de fótons ou elétrons, Os fótons são raios X ou raios Y e podem ser considerados feixes de energia que depositam a dose a medida que passam através da matéria.
A aceleração dos elétrons entre um catodo e um anodo no tubo d e raio-x gera raios X. Os Raios-x são gerados quando os elétrons atingem um alvo de tungstênio no final do tubo, a remoção do alvo de tungstênio permite que os elétrons passem livremente e sejam modulados para atingir o tecido alvo.
Os raios-x medidos em MV são utilizados quando o tratamento visa a alvos mais profundos e tem qualidades preservadoras da pele.
A curva profundidade-dose do elétron tem uma calda que representa um componente de fótons no feixe de elétrons . Os elétrons são utilizados principalmente no tratamento de fótons do feixe de elétrons. Os elétrons são utilizados principalmente no tratamento da pele ou de tecidos superficiais. Os raios Y são gerados a partir