PROJETOS DE PESQUISA
Silvia Araújo Aguiar / Faculdades INTA
Maria Miliane Costa Lima / Faculdades INTA
Roseni Medeiro Lima /Faculdades INTA
Thalita Santana de Morais
INTRODUÇÃO
Atualmente a escola tem sido apontada como um importante espaço de intervenção sobre a sexualidade adolescente, que nos últimos anos, adquiriu uma dimensão de problema social. Mas do que um problema moral. A desigualdade social, política e econômica, têm influência direta na dinâmica familiar e no aumento do número de crianças e adolescentes em situação de risco social.
OBJETIVO
O estudo sobre gravidez na adolescência tem por objetivo identificar a importância da escola na prevenção da gravidez na adolescência no município de Frecheirinha-Ce e analisar a reação das famílias diante de uma gravidez na adolescência.
METODOLOGIA
O presente trabalho foi realizado na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antonio Custodio na turma do 2º cientifico “A” turno noite, no município de Frecheirinha – Ceará .Os dados foram coletados através de questionários que posteriormente foram analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Com a análise dos dados percebemos que 55% acham que a gravidez na adolescência é por falta de conhecimento, já 35% discorda, pois engravida quem quer. De acordo com as pesquisas da escolaAntonio Custódio trabalha com o privilegio dos alunos terem a consciência de que engravidar é uma responsabilidade, pois aprimora mais os conhecimentos sobre o uso preservativo da turma.
CONCLUSÕES
No decorrer das pesquisas conversando com alunos e professores e analisando os questionários respondidos pelos alunos foi possível concluir que apesar dos esforços da Secretaria de Saúde juntamente com projetos educacionais desenvolvidos com os adolescentes, ainda é possível observar altos índices de adolescentes grávidas no município. Portanto, muito já se tem