Projetos Comerciais
Arquitetura a favor do comércio
Um segmento cada vez mais importante na arquitetura de interiores são os projetos comerciais, que englobam lojas, escritórios, consultórios e escolas. Estão sendo cada vez mais demandados como forma de atração do público alvo e conferência de um ambiente agradável para os colaboradores. Esse crescimento solicita do mercado cada vez mais sua otimização aliando beleza, funcionalidade e, em especial, eficácia. Existem aspectos fundamentais para o bom funcionamento desse tipo de projeto, trataremos nesse artigo de dois: identidade visual e contribuições arquitetônicas.
A identidade visual da marca tende a ser o foco e o ponto de partida para a criação de um projeto de interior comercial, pois a partir dela, o arquiteto pode definir sua paleta de cores, as formas mais adequadas e o que mais julgar importante extrair daí. Munido desse material, o arquiteto então passa a desenvolver seu projeto buscando um espaço singular. Ainda que o estabelecimento seja parte de uma rede de franquias, é importante desenvolver uma atmosfera única incorporada a atrativos visuais da marca em questão afim de internalizá-la no cliente.
Duas contribuições arquitetônicas importantes para essa demanda de projeto são sustentabilidade e iluminação. A sustentabilidade trata-se da utilização de materiais de matérias primas renováveis - um exemplo são as pastilhas de coco e revestimentos de folhas de bananeira.
Engloba ainda a diminuição dos custos operacionais e adaptação dos espaços para portadores de necessidades especiais. A iluminação versa mais pelo aspecto estético, onde ocupa um papel estratégico para destacar e valorizar o que está sendo comercializado, além de reforçar a identidade da marca. Um projeto luminotécnico adequado confere conforto aos usuários, além de realçar as qualidades visuais e arquitetônicas do ambiente.
A arquitetura tem muito a contribuir com a qualidade dos espaços comerciais, e isso sem dúvida, se reflete