Projetores
Normalmente os slides ou filmes são colocados invertidos, assim a imagem projeta será vista de forma direta.
Como funciona o Projetor de Cinema
O projetor de cinema consiste de uma câmara e um motor. A câmara de cinema é uma máquina fotográfica que mostra uma seqüência de fotografias dos objetos (geralmente 24 por segundo, denominados fotogramas), registradas numa tira de filme que corre em seu interior.
Observação: Assim como ocorre na máquina fotográfica, este filme precisa ser posteriormente revelado.
O motor do projetor faz com que o conjunto de fotogramas avance, sucessivamente, de maneira que, ao assistirmos a projeção, temos a impressão de ver uma imagem contínua (e não interrompida, como é realmente), porque nossos olhos são incapazes de distinguir alterações de luz tão rápidas. Este fenômenos se chama persistência das imagens, e é uma característica do nosso sistema visual. Assim vemos a seqüência de fotogramas como um filme, de maneira contínua.
São construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retilínea (fração de segundo em que a imagem permanece na retina cerca de 0,o4 segundos), descoberto pelo inglês Peter Mark Roger, em 1826.
O elemento-chave em um projetor é a fonte de luz. Lâmpadas de arco voltaico de carvão têm sido usadas desde o início de 1900, mas têm uma vida útil curta. Lâmpadas de xenônio são as mais usadas hoje. O xenônio é um gás raro com certas propriedades que o fazem adequados ao uso em projetores: em quantidade densa o suficiente, o gás conduz eletricidade; como é um condutor, ele incandesce com muita claridade; ele continua iluminando por um longo tempo (2 a 6 mil horas).
As lâmpadas de xenônio têm um envelope de quartzo em vez de vidro porque ficam muito quentes e produzi-las é um processso muito complicado. O quarto