Projetor de perfil
Um projetor de perfil projeta uma imagem de perfil ampliada de uma área ou característica de uma peça de trabalho em uma tela, normalmente usando uma iluminação diascópica. As dimensões podem ser medidas diretamente na tela ou comparadas a uma referência padrão na ampliação correta. Para obter precisão, é importante que a ampliação não mude com a perspectiva, quer dizer, que sua posição ou o ponto de vista do operador não sejam alterados. Lentes telecêntrica são, por isso, altamente desejáveis. A tela muitas vezes possui uma grade, e essa grade pode muitas vezes ser rotacionada em 360 graus para poder ser alinhada com uma borda conforme esta for exibida na tela. Posições de pontos, medições e cálculos também podem ser executados usando um dispositivo simples de leitura digital. A iluminação episcópica é usada para medir características como furos, saliências, cavidades, pastilhas etc., que não seriam reveladas em uma visualização de perfil. Um computador pode ser adicionado a um sistema de projeção de perfis para a determinação de bordas, eliminando algum erro humano.
Característica e funcionamento
O projetor de perfil destina-se à verificação de peças pequenas, principalmente as de formato complexo. Ele permite projetar em sua tela de vidro a imagem ampliada da peça.
Esta tela possui gravadas duas linhas perpendiculares, que podem ser utilizadas como referência nas medições.
O projetor possui uma mesa de coordenadas móvel com dois cabeçotes micrométricos, ou duas escalas lineares, posicionados a 90º.
Ao colocar a peça que será medida sobre a mesa, obtemos na tela uma imagem ampliada, pois a mesa possui uma placa de vidro em sua área central que permite que a peça seja iluminada por baixo e por cima simultaneamente, projetando a imagem na tela do projetor. O tamanho original da peça pode ser ampliado 5, 10, 20, 50 ou 100 vezes por meio de lentes intercambiáveis, o que permite a verificação de detalhes da peça em vários tamanhos.