Projeto Ético-Politico do Serviço Social
O Projeto ético politico do Serviço Social teve seu inicio na década de 70, avançando nos anos 80 e se consolidando nos anos 90. Por ter sido inserido como tema para debate na categoria do serviço social precocemente, ele ainda é relativamente desconhecido pelos profissionais da área, apesar de estar incorporado em seu cotidiano profissional.
O projeto ético politico pode ser definido como a imagem ideal da profissão e não encontra escrito em nenhum documento e sim inserido na categoria dos profissionais como na lei 8662-93, nas diretrizes curriculares e em seu código de ética. Sua função social e seus objetivos estão vinculados a um projeto de transformação da sociedade, reconhecendo a liberdade como valor ético central, propondo a construção de uma ordem social nova sem dominação e exploração de classes, etnias e gêneros.
É através de três dimensões articuladas entre si que se forma a materialidade ao projeto. A primeira dimensão é a da produção de conhecimento no interior do serviço social, sendo uma dimensão investigativa da profissão, ela apresenta os processos reflexivos do fazer profissional.
A segunda dimensão é a politico- organizativa da profissão que assenta os fóruns de deliberação, assim como as peças representativas como o CFESS, CRESS, Abepss, Enesso entre outras.
A terceira dimensão é a jurídico-politica da profissão que envolve um conjunto de leis, documentos e textos políticos que refletem valores, compromissos e princípios da profissão.
2 – A assistência social é uma politica publica, ou seja, é um direito que todos os cidadãos possuem sendo uma das atividades exercidas pelo assistente social que necessita da graduação em serviço social para exercer suas funções. Estes profissionais atuam de acordo com o projeto ético politico da profissão que se vincula a um projeto de transformação da sociedade, um importante objetivo da profissão esta relacionado aos direitos e deveres dos