Projeto: O Pequeno Princípe
APRESENTAÇÃO
Ter sonhos significa estar vivo. Imaginar é uma habilidade que deve ser alimentada na infância e principalmente na adolescência, pois na passagem da primeira para a segunda infância, o aluno, muitas vezes, deixa de fantasiar, de sonhar. A falta de imaginação pode representar uma dificuldade para ele enfrentar sua realidade, conduzindo-o a um mau caminho, como o das drogas. É necessário criar oportunidades para a continuidade dos sonhos. A imaginação de hoje é a criatividade do amanhã. O sonho de hoje é a solução de um problema do amanhã.
A gente só conhece bem as coisas que cativou. [...] Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me! Antoine de Saint-Exupéry
PÚBLICO ALVO
Aluno 8º ano do Ensino Fundamental II. Especificamente alunos com problemas comportamentais.
JUSTIFICATIVA
O projeto justifica-se na medida em que observamos a necessidade de trabalhar a valorização do ser humano com nossos alunos, que tentam, na maioria das vezes, resolver seus conflitos com agressões verbais e, em alguns casos, agressões físicas. Além disso, notamos em sala de aula que o preconceito tornou-se uma forma de defesa, e o amor ao próximo e à amizade, bens tão preciosos, acabaram ficando de lado.
Nossa escola está situada na divisa entre as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião e os bairros atendidos desempenham papeis de periferias urbanas. Nossa clientela é antes de tudo, carente afetivamente. Algumas não têm o acompanhamento da família em sua vida escolar, outras são vítimas de violência doméstica. O bulling é outro fator a ser levado em consideração, causando em alguns casos a evasão escolar.
A partir do exposto, o projeto visa o aprimoramento das virtudes que tem como apoio o livro de Saint-Exupéry, que nos fala ao coração, motivando uma