Projeto M E
A paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada na Rua João Motta Espezim, n. 1023, Saco dos Limões, Florianópolis/SC, e compreende oito comunidades da região, são elas: Costeira do Pirajubaé (São Pedro Apóstolo), Carianos (Santa Rita de Cássia), Ressacada (Santa Catarina de Alexandria), Cachoeira do Rio Tavares (Senhor Bom Jesus), Seta (São José Operário), Caieira (Nossa Senhora do Rosário), Limoeiro (Nossa Senhora Aparecida), Saco dos Limões (Nossa Senhora da Boa Viagem).
O início dos registros no Livro Tombo da Paróquia está datado de 13 de junho de 1966. A igreja ainda era capela da Paróquia da Santíssima Trindade quando o vigário geral, Mons. Frederico Hobold, autorizou a bênção a pedido do Pe. Francisco Topp, em 26 de janeiro de 1904.
A abertura da Paróquia aconteceu no dia 26 de março de 1960, mesmo ano em que foi lançada a pedra fundamental, em 29 de maio. A primeira missa ocorreu em 28 de outubro de 1962, com a celebração da primeira eucaristia. A inauguração da Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem foi realizada no dia 13 de junho de 1966 pelo bispo coadjunto Dom Afonso Niehues. O primeiro pároco foi o Pe. João Cardoso, que recebeu a provisão aos 19 dias do mês de junho do mesmo ano.
A capela São Pedro Apóstolo, pertencente à Costeira do Pirajubáe, é a comunidade a qual resido, participo e pretendo exercer minhas funções no estágio. Localizada na Rua João Câncio Jacques, n. 1185, atualmente passa por um processo de reforma para melhoria e adaptação do local. Por essa razão, as celebrações estão sendo realizadas no espaço cedido pelo Colégio Adotiva Liberato Valentim.
A organização da capela se dá através da divisão de tarefas entre as pastorais e os movimentos, os quais, cada um com suas atribuições, trabalham para a manutenção e a expansão das atividades.
Fortes são as pastorais e movimentos que aqui atuam, por exemplo, Pastoral da Liturgia, da Criança, do Dízimo, dos Coroinhas, da Catequese de Primeira Comunhão e de Crisma,