Projeto e Investimento - Um esbouço de uma seguradora de veículos na cidade de João Pessoa
8742 palavras
35 páginas
Universidade Federal de PernambucoNúcleo de Gestão – Economia, 6º período.
Disciplina: Projeto e Análise de Investimento
Prof. : Anderson Saito
Alunos:
Isabela Oliveira
Michael Bull
Michelle Guarnyara
Pierre Hítalo
Vanieli Lacerda
MacLaren’s Seguradora de Veículos
1. Introdução
Para realizar um investimento em um novo negócio, é necessário efetuar um planejamento prévio e bastante detalhado. Tendo em vista o planejamento tem-se como objetivo nesse projeto de investimento verificar se a hipótese de aplicar recursos nesse determinado negócio é válida ou não, analisando a localização ideal do empreendimento, seus custos, dentre outros fatores.
O projeto de investimento em si, nada mais é do que um recurso usado por empreendedores no qual permite analisar novos empreendimentos e tomar decisões sobre realizar ou não determinado investimento. Através dele realiza-se um estudo de mercado, além de muitas outras informações que buscam informar se é viável ou não investir em determinado projeto.
Por fim, um projeto de investimento bem elaborado é de suma importância para que ele consiga atingir os objetivos pré-determinados no momento em que ele é definido, a fim de que a nova empresa possa entrar em um novo mercado competitivo e obter sucesso.
O projeto submetido a tal analise, tem como objetivo verificar se é viável economicamente a abertura de uma seguradora de veículos de pequeno porte na região da Mata Paraibana, mais precisamente na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, local que vem demonstrando um aumento significativo de sua frota de veículos chegando a obter uma média de crescimento de 8,17% ao ano durante a última década.
Ela ainda é beneficiada por fazer limites com cidades importantes como, por exemplo: Cabedelo (15,42 km) e de Bayeux (7,92 km), além de outras cidades da região metropolitana. Onde muitas pessoas residem e trabalham o que torna constante o tráfego de veículos entre elas. Permitindo que ocorra a