127580630388

5006 palavras 21 páginas
APOSTILA DE
PROCESSOS PATOLOGICOS

Processos Patologicos
A observação acurada dos cientistas sociais tem demonstrado que a influência do fator SAÚDE nos indicadores da qualidade de vida das populações, sobretudo no que diz respeito ao emprego, à renda, à moradia, à alimentação e à educação, constitui um ponto de suma importância no quadro geral econômico, político, cultural e social da vida nacional. Neste sentido, não é demais considerar a SAÚDE como um dos pilares fundamentais do processo de desenvolvimento social da Nação.
Se um planejamento global de saúde puder democraticamente, com objetivos e diretrizes metodológicas amplas e humanitárias, a todas as camadas da população, notadamente as mais carentes, a comunidade poderá contar com um poderoso instrumento de transformação social, capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do País.
Higiene é a aplicação de conhecimento e preceitos que se destinam a cuidar da saúde e preservá-la, alongando a vida.
A higiene pode ser dividida em 3 partes: higiene geral, higiene especial e higiene aplicada.
HIGIENE GERAL
A higiene geral é um conjunto de programas voltados para o estudo das condições e recursos que possam proporcionar a saúde a toda uma coletividade, livrando as populações das doenças, especialmente das endêmicas. Ela propõe a construção de redes de esgotos, de sistemas de abastecimento d’ água, de hospitais, de sanatórios e de colônias de isolamento para portadores de doenças contagiosas e, em alguns casos, para doentes mentais.
HIGIENE ESPECIAL
A higiene especial compreende os princípios que se aplicam diretamente ao indivíduo para lhe proporcionar a saúde. Abrange não somente o asseio corporal, mas, também, a higiene mental. Nesse caso, enquadram-se as orientações para o estudo e o trabalho equilibrado, os divertimentos, a boa alimentação e a prática de esportes. Seus princípios são ensinados no lar e na escola.
HIGIENE APLICADA
Como o

Relacionados

  • 127580630388
    508 palavras | 3 páginas