Projeto Vigil Ncia
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E PROMOÇÃO SOCIAL
IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL
BARREIRAS
Dezembro/2014
SUMÁRIO
Apresentação
2
Introdução
3
Bases Conceituais da Vigilância Socioassistencial
6
Objetivos
10
Metodologia
11
1. O Olhar da Vigilância Socioassistencial
11
2. Operacionalização da Vigilância Socioassistencial
11
3. Estruturação da Vigilância Socioassistencial
15
4. Informações para Análise da Demanda por Serviços e Benefícios
16
5. Informações para Análise da Oferta por Serviços e Benefícios
16
6. Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
17
7. Avaliação
18
Recursos
19
Equipe e Habilidades Técnicas
19
Infraestrutura e Equipamentos
20
Utilização do IGD/SUAS
20
Considerações Finais
22
Referências
23
APRESENTAÇÃO
A reconfiguração da Política de Assistência Social exige novas referências de gestão com alterações determinantes em relação a sua concepção, ao seu método e a sua organização, todos direcionados para uma nova formatação enquanto política de proteção social, rompendo com um modelo que reforçava a subalternidade dos sujeitos e conseqüentemente permanecendo a margem do atual sistema econômico, que, de forma severa, viola seus direitos sociais.
A Política de Assistência Social avançou consideravelmente na ultima década. É inegável a mudança no processo de gestão. No entanto, os desafios são diversos, romper com décadas de assistencialismo, filantropia e benemerência nos remete a construir novas práticas pautadas num novo olhar e na apropriação de novos conhecimentos, habilidades e estratégias gerenciais inclusive, na questão dos sistemas de informação e das ferramentas tecnológicas.
O Sistema Único Social de Assistência Social SUAS, aprovado em 2005, define e organiza elementos essenciais e imprescindíveis à execução da Política de Assistência Social. Os serviços socioassistenciais no SUAS, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS (2004), são