Projeto Turismo
APRENDIZ DE TURISMO
2011
“O TURISMO NO SEU BAIRRO”
CIDADE NÁUTICA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMÁTICA ABORDADA
3. JUSTIFICATIVA
4. REFERENCIALTEÓRICO
5. METODOLOGIA
6. CRONOGRAMA
7. RESULTADOS CONQUISTADOS
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
9. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O bairro Cidade Náutica outrora uma imensa área de restinga e mangue, com seus morros de areia e suas áreas frutíferas, compunha um cenário dos mais atrativos, para as brincadeiras de crianças, que para lá se dirigiam, escalar os pequenos morros e saborear as frutas que germinavam naquele terreno, como: goiaba, maracujá, jambolão, carambola e etc.
Nesta época, o único acesso que existia para lá, era o antigo Caminho dos Barreiros.
Por volta de 1960, a área de 3.200 m², divididos em 4.690 lotes, perfazendo um total de 15.000 m², com capacidade para abrigar 25.000 habitantes, teve seu loteamento aprovado pela Prefeitura Municipal e pelos Órgãos Federais e Estaduais, achando-se inscrito no Registro de Imóveis desta Comarca, sob nº 15, à margem da transcrição 17.654.
O loteamento que deu início ao bairro Cidade Náutica foi um dos maiores e melhores empreendimentos imobiliários surgidos na época na baixada santista, motivando não só os vicentinos, mas também a população das cidades vizinhas, que atraídas pelo alto padrão urbanístico apresentado, fez com que muitos optassem por ali fixar suas residências.
O bar do Sr. Antônio, localizado à Rua Alice Machado de Azevedo, foi um dos primeiros estabelecimentos comerciais ali instalados, transformando-se em ponto de encontro dos jovens residentes no bairro, que ali se entretinham em jogar dominó e sueca, em entusiasmadas disputas pelos primeiros lugares.
Por suas dimensões e índice populacional, a Cidade Náutica, atualmente, pode ser considerada quase uma cidade dentro do Município de São Vicente.
Possui 775.000 m² de ruas e avenidas e 8.300 m lineares de