Projeto Turismo na escola
JUSTIFICATIVA
O Turismo enquanto prática, é um fenômeno complexo de caráter humano, que envolve mútua relação entre produção e serviços em uma localidade, visando o seu desenvolvimento (econômico e social), a preservação ambiental, o prazer e a auto-realização dos envolvidos. É também uma atividade dinâmica que envolve deslocamento, alojamento, alimentação, aspectos culturais, paisagens, hospitalidade, trocas (econômicas, sociais e culturais) entre os indivíduos, oportunizando aos visitantes momentos de informação, lazer e entretenimento.
O turismo, por lidar com a questão ambiental, cultural e histórica das destinações em que é realizado, é uma prática multidisciplinar e, por esta característica, pode integrar conteúdos trabalhados em diferentes disciplinas abordadas em sala de aula num mesmo momento.
A educação para o turismo, o entendimento por parte da comunidade de que esta é uma prática que pode beneficiá-la, tanto em termos econômicos, como de preservação e valorização da sua cultura e meio ambiente, do seu patrimônio material e imaterial, configura-se como uma alternativa viável para que seja despertado o envolvimento e o engajamento da comunidade, dos alunos, neste caso específico, passando a valorizá-la e preservá-la. O turismo acaba por despontar como uma forma de manter a atratividade local, de reforçar a identidade do município e o sentimento de pertencimento à determinada cultura.
São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã, é uma cidade com inúmeros atrativos turísticos e com um grande potencial para desenvolver e obter benefícios com a prática desta atividade. Porém, são poucas as pessoas, tanto da comunidade leopoldense, como de outras cidades, que conhecem e reconhecem o turismo como prática relevante para a construção da história da região. Visando transformar São Leopoldo em uma cidade que tenha no receptivo turístico mais uma fonte de preservação da sua história e cultura, é que foi elaborado o projeto