Projeto toyota
Cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna . Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação aqueles problemas “resolver, advertindo os funcionários.
. Esse aspecto foi baseado na meta de se tornarem a melhor e maior empresa de fabricação de automóveis. Essa meta não começou recentemente, são anos e anos de minuciosos detalhes com relação a organização da empresa, levando em consideração a cultura dessa população. Um fato interessante, que foi citado na fonte de pesquisa, foi que o menor problema que apareça, toda a empresa para e a equipe resolve em conjunto. Isso é um exemplo para muitas outras empresas que só visualizam o lucro sem pensar em satisfazer a funcionários, fornecedores, colaboradores e consumidores.
No mundo corporativo também encontramos casos semelhantes de determinação, motivação e foco no sucesso. O exemplo mais recente é da empresa japonesa Toyota. Há alguns anos seus executivos traçaram a meta de ser não somente a melhor empresa de fabricação de automóveis, mas a maior. Este plano está se tornando realidade porque seus funcionários, clientes e fornecedores compartilham este futuro. Um executivo da indústria de autopeças contou-me, certa vez, um fato interessante sobre o relacionamento e visão compartilhada relativo a montadoras, na qual a Toyota foi citada. Segundo ele, quando havia algum problema no material entregue, as montadoras costumavam chamar para uma conversa e apontar “o erro do fornecedor”, enquanto que a Toyota chamava para a reunião abordando “a resolução de um problema nosso”. Os profissionais da Toyota colocavam a situação como algo a ser resolvido em conjunto e o ônus era partilhado