Projeto Tematicos
FÁBIO MATOS PALMA
RESUMO: Os alunos do 8° semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação desenvolveram um sistema de produção com aplicação de automação industrial para produção automatizada de um porta objetos. O sistema de produção é composto pelas seguintes fases: corte, furação (espaço para canetas), furação (espaço para clipes), corte (espaço para cartões), estampagem da logomarca da FAJ, pintura com verniz e embalagem. O grupo Fusão foi responsável pelo processo de estampagem, tendo o objetivo de gravar a logomarca da FAJ no produto. No desenvolvimento desse relatório será apresentada a metodologia utilizada na produção da peça, os resultados e as conclusões obtidas.
1. INTRODUÇÃO
O porta objetos é uma peça útil para o ambiente escolar e também para escritórios, ele garante um armazenamento seguro e também pode exercer o papel de elemento decorativo. Os artesões costumam reaproveitar materiais recicláveis para confeccionar porta objetos e os resultados impressionam com tanta beleza. O presente trabalho apresenta o projeto para produção automatizada de um porta objetos, que foi desenvolvido pelos alunos do 8º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Jaguariúna – FAJ.
Na definição do projeto preocupou-se em criar um produto ecologicamente correto, que seja biodegradável e que depois de seu uso possa ser reciclado. O produto deve seguir o conceito de sustentabilidade, que, conforme definiu Gro Brundtland, ex-primeira ministra da Noruega, significa “capacidade de suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Dessa forma, optou-se por fabricar o produto em madeira, material que se decompõe naturalmente (se desfazendo em aproximadamente 6 meses) e que pode ser reciclado, como por exemplo, o aproveitamento energético dos restos de madeira na forma de briquetes.
O desenvolvimento do