Projeto tcc
Estratégia Empresarial
Tema do trabalho
Ações e planos estratégicos direcionados ao atendimento bancário do Banco Brasileiro de Descontos (BRADESCO)
Objetivo
Analisar estatisticamente de forma amostral o percentual de clientes do Banco Bradesco que sempre utilizam a agência bancária e os clientes que se utilizam dos meios tecnológicos para realizar suas transações. De acordo com as informações coletadas, têm-se como objetivo apresentar as facilidades, praticidades e a segurança na utilização do autoatendimento nas transações bancárias, através de caixas eletrônicos, rede virtual e social, telefonia fixa e móvel.
Descrição do problema Segundo SEGER (2007), desde a evolução tecnológica, os bancos estão fazendo campanhas massivas de marketing para incentivar seus clientes a utilizarem os canais alternativos de atendimento (redes virtuais e a tecnologia em geral). No entanto, têm-se percebido grande resistência numa parcela desses clientes em utilizar esses canais pelos mais diversos motivos relacionados à cultura, hábitos conservadores, insegurança de ter seus dados na internet, entre outros.
Justificativa No mundo atual, onde nos deparamos com a falta de tempo dos clientes para realizar suas transações bancárias através de uma agência fixa, viu-se a necessidade de ampliar o atendimento através de outros canais, podendo assim, o banco facilitar o acesso dos seus clientes onde quer que eles estejam. Desse modo, seja no celular, na internet ou nos caixas eletrônicos e até mesmo nas redes sociais, o Bradesco atende todos os seus clientes onde quer que estejam, levando praticidade, facilidade e segurança.
Embasamento teórico
Conforme COBRA (2000), a automação bancária começou a ser amplamente difundida a partir da década de 60, através da informatização dos serviços administrativos nos bancos. Na década de 70 criaram-se as primeiras instalações de agências on-line. Já na década de 80 deu-se o início do atendimento bancário através