Projeto sustentabilidade
O caminho da sustentabilidade
Nosso primeiro objetivo geral será plantar mudas de arvores, um exemplo de uma arvore que poderíamos plantar é o Ipê árvore que é protegida pela legislação e varias outras da flora brasileira há inúmeras espécies de árvores extremamente bonitas, com grande potencial ornamental.
Mas primeiramente nos orientar com um biólogo especializado para ver se elas se desenvolveram no ambiente no qual queremos e quanto a crescimento e sobre que tipo de aves são atraídas por esta arvore e o quanto necessitam de água etc.
O ambiente que nosso grupo pensou é nas avenidas de nossa cidade, na qual não possui muitas arvores e com um fluxo grande de carros jogando gases poluentes no ar.
Outro bem que poderia ocorrer com o plantio é as folhas, frutos, madeira e raízes servirem de alimento para seres vivos. Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo e co isto o ciclo recomeça.
A árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar!
Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia e ajudar para não ocorrerem alagamentos. Este vapor ajuda a equilibrar o clima da região deixando o nosso clima mais fresco.
Um bem estar maior que poderíamos senti; a sombra que ela nos proporciona ainda mais nos dias de hoje que o verão vem com temperaturas elevadas. O ar que respiramos poderá ficar melhor.
E ate os pássaros podem voltar pra região e com isto ouvirmos o canto deles em meio a essa agitação toda da cidade.
Para conseguirmos realizar esse objetivo devemos ver junto com a prefeitura de Sorocaba na qual não tem uma lei que proíba o cidadão de plantar alguma espécie de árvore no quintal ou na calçada. Pelo contrário, estimula a prática.
Mas