Projeto spda
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO
TRABALHO
VINICIUS MARTINS AMARAL
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS,
EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES
Dourados
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO
TRABALHO
VINICIUS MARTINS AMARAL
COMISSIONAMENTO DE SPDA
Trabalho apresentado na Disciplina de
Ergonomia. Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do
Trabalho.
Professor: Francisco José da Silva
Dourados
2012
HISTÓRICO
O raio e um fenômeno da natureza que desde os primordios vem intrigando o homem, tanto pelo medo provocado pelo barulho, quanto pelos danos causados. Para algumas civilizações primitivas o raio era uma dadiva dos deuses, pois com ele quase sempre vem as chuvas e a abundancia na lavoura. Para outras civilizações era considerado como um castigo e a pessoa que morria num acidente de raio , provavelmente havia irritado os Deuses sendo o castigo merecido. Havia também civilizações que glorificavam o defunto atingido por um raio, pois ele havia sido escolhido entre tantos seres humanos , com direito a funeral com honras especiais.
Após tantas civilizações o homem acabou descobrindo que o raio e um fenômeno de natureza elétrica e por isso deve ser conduzido o mais rapidamente possível para o solo, a fim de minimizar seus efeitos destrutivos.
O primeiro cientista a perceber que se tratava de um fenômeno elétrico foi
Benjamin Franklin ( 1752 ), que na época afirmou que após a colocação de uma ponta metálica em cima de uma casa, esta atrairia os raios para si e a edificação estaria protegida contra raios, caindo estes na ponta metálica. Após alguns anos, tomou conhecimento de edificações que tinham sido atingidas e o raio não havia caído na ponta metálica. Assim sendo, reformulou sou teoria e afirmou que a ponta metálica seria o caminho mais