Projeto sorvete
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE
PROJETO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
(INDÚSTRIA DE SORVETES)
Petrolina-PE
Junho/2005
1 APRESENTAÇÃO Afirmar com certeza quem inventou o sorvete não é tarefa simples. Mas, ao que tudo indica, foram os italianos que, no início do século XVII, inventaram o que chamamos hoje de sorvete. Era um creme de leite, adoçado e temperado com purê de frutas ou geléias, que depois era colocado em recipientes para gelo, feitos de lata e mergulhados em baldes forrados de palha e cheios de gelo, sal e salitre.
Algumas décadas depois, os sorvetes chegaram à corte de Versalhes e dali se espalharam para as outras cortes européias. As receitas foram se sofisticando: musses congeladas, cremes gelados e sorvetes de frutas. Na França, as misturas eram congeladas em fôrmas chamadas sorbetières, que eram giradas até o conteúdo congelar.
No final do século XVIII, os sorvetes cremosos entraram na moda nos Estados Unidos. Mas, até a invenção da sorveteira a manivela, em 1846, os sorvetes continuavam sendo difíceis de fazer. Depois disso as vendas aumentaram rapidamente, e os Estados Unidos dispuseram-se a liderar mundialmente a fabricação de sorvetes. O projeto que hora apresentamos, tem por finalidade a fabricação e comercialização de sorvetes, de baixo custo e boa qualidade, visando atender a todas as classes sociais, explorando ao máximo a diversidade de frutas produzidas na região.
2 INTRODUÇÃO
Embora este tipo de negócio concentre sua atividade no verão, as cidades de Petrolina e Juazeiro, mercado alvo do projeto, estão localizadas na região do semi-árido nordestino, tendo como característica sol e calor constante o ano inteiro, o que favorece a implantação de um empreendimento deste tipo, principalmente quando somado ao crescimento populacional e do PIB das duas cidades. Além disso, a estratégia deste projeto, está centrada na produção de