Projeto sobre pressão atmosferica
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica
Introdução à Engenharia Mecânica
Profº José Flávio Feitera
- Pressão Atmosférca –
Alunos :
Rafael Portugal
1 - Introdução
História da pressão atmosférica
A pressão atmosférica foi descoberta pela primeira vez em 1650 por Otto von
Guericke. Este era um físico alemão que queria unir dois hemisférios metálicos cujo no interior foi feito o vácuo. Nem pessoas nem animais conseguiram separar os dois hemisférios devido à pressão atmosférica exercida sobre o interior oco e sem ar
Força e Pressão
Entre as propriedades de um gás medidas com mais facilidade estão a temperatura, o volume e a pressão. Não é surpreendente que muitos estudos antigos sobre os gases se detivessem nas relações entre essas propriedades. Em termos gerais, pressão transmite a idéia de força, um empurrão que tende a mover algo em determinada direção. A pressão P é na realidade a força F que age em uma certa área A:
P = F/A
Os gases exercem pressão em uma superfície com a qual estão em contato. O gás em um balão inflável, por exemplo, exerce pressão na superfície interna do balão. Assim como o ar exerce sobre qualquer objeto uma força sobre a superfície em contato.
Milímetro de mercúrio (símbolo: mmHg), também chamado torricelli, é uma unidade de pressão antiga, que equivale a
133,322 Pa. Surgiu quando Evangelista
Torricelli inventou o barómetro de mercúrio, em 1643 e tem vindo a cair em desuso com o aparecimento de tecnologia mais eficaz para a medição da pressão atmosférica e com a disseminação das unidades do sistema internacional de unidades (SI).
2- O Experimento
Usando uma lei básica da física, é possível fazer uma bexiga encher sozinha dentro de uma garrafa sem dar um sopro sequer.
Trata-se de encher uma garrafa com água quente, para depois ser esvaziada
(aquecendo assim o em seu interior);
Encaixando a bexiga na garrafa, o balão começará a encher para dentro conforme