Manomêtros
Há muitas razões para se medir a pressão em um determinado processo. A qualidade do produto, muitas vezes, depende da manutenção de uma determinada pressão. Também por segurança, a pressão em tanques, por exemplo, não pode exceder um valor máximo estipulado pelas especificações do projeto. Além disso, a pressão pode ser usada para medir outras variáveis (temperatura, nível e vazão). Este capítulo explora os principais métodos e princípios usados na medição eletromecânica de pressão. Interruptores e transmissores de pressão serão detalhados posteriormente.
No cotidiano, laboratórios de engenharia e em processos industriais há a necessidade de se medir variáveis como pressão, temperatura, vazão e nível.
A pressão pode ser medida de várias maneiras diferentes e o tipo de instrumento a ser utilizado para a medição de pressões vai depender dos níveis de precisão e detalhamento requeridos para a particular aplicação.
Este trabalho tem como finalidade fornecer um embasamento teórico sobre pressão e medição de pressão, bem como caracterizar alguns instrumentos de medição de pressão e especificar alguns destes instrumentos disponíveis no comércio.
2. Introdução
Pressão é definida como força por unidade de área. Os valores de pressão devem ser informados com relação a um nível de referência. Se o nível de referência for o zero absoluto, a pressão é caracterizada como pressão absoluta. Além da pressão absoluta, tem-se os seguintes tipos de pressão:
• Pressão atmosférica: é a pressão exercida pelo ar atmosférico;
• Pressão manométrica: tem pressão atmosférica como referência. Ela pode assumir valores positivos (maiores que o da pressão atmosférica) e negativos, também chamado de vácuo. A maioria dos instrumentos industriais mede a pressão manométrica.
• Pressão diferencial: é o resultado da diferença de duas pressões medidas. Em outras palavras, é a pressão medida em qualquer ponto, menos no ponto zero de referência da pressão atmosférica.
Quando um fluido