ATIVIDADE PATRIMÔNIO CULTURAL: TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO E INTRODUÇÃO A MUSEOLOGIA
ATIVIDADE PATRIMÔNIO CULTURAL: TÉCNICAS DE
ARQUIVAMENTO E INTRODUÇÃO A MUSEOLOGIA.
SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES
PATRIMONIAIS NOS CENÁRIOS ESTRANGEIRO E NACIONAL.
Professor Responsável: Edgar Bruno Franke Serratto
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2014
A finalidade para a manutenção e conservação do patrimônio está ligada diretamente na nossa identidade como povo, pois a principal importância desta manutenção é para manter viva a memória do fato ocorrido em uma determinada época, mas não somente de apenas um povo, mas também de toda a humanidade.
A definição do Patrimônio Cultural: são o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem, supertições, rituais, festas.
Na antiguidade o Patrimônio Público servia para enaltecer e vangloriar as conquistas dos imperadores como o exemplo do Coliseu de Roma tendo seu início de construção pelo Imperador Vespasiano e terminado pelo seu filho Imperador Tito que pelo seu apogeu e luxo, deixavam bem clara todo o poder e gloria do povo romano.
Na Idade Média a igreja católica em busca da intermediação para com Deus, foram às construções de monastérios, templos religiosos, catedrais e capelas, todas os edifícios ricos em telas, afrescos e esculturas, eram que mais se sobressaíram, também ocorreram as construções de palácios, castelos monumentais que mostravam o apogeu e simbolizava o poder do soberano para com os seus súditos.
Ainda no final da Idade Média a Burguesia começou a investir e colecionar obras de artes e objetos de alto valor para colorem em exibição, para valorizar sua posição e privilégios perante a sociedade e principalmente perante a monarquia.
Os monumentos greco-romanos tomaram uma posição em destaque e muito valorizada pela burguesia nos séculos 14 e 15, com o surgimento do renascimento italiano foram