Projeto sobre limites
A influência da família para que a criança aprenda a ter limites sem traumas
PROBLEMA
Como ensinar os limites para as crianças?
JUSTIFICATIVA
Sabemos que hoje os pais enfrentam muitas dificuldades na educação e imposição de limites de seus filhos, é certo que o papel da família, antes prioritariamente repressor, modificou-se ao longo da última década. Sem falar na constante busca pelo conforto familiar, onde os pais saem e se mantém muito tempo fora de casa, com isso compensam essa falta com permissividade e falta de repressão às atitudes incorretas de seus filhos.
Uma questão muito importante na educação dos filhos é a utilização da mesma linguagem entre os pais, um não pode dizer “sim” e o outro dizer “não”, isso confunde a criança e ela não saberá a quem obedecer, cabe aos pais sentar e conversar, chegando a um consenso sobre o que é certo e errado para seus filhos. A criança precisa sentir segurança na educação que recebe dos pais, só assim ela saberá o que é ter limites e respeitá-lo.
A falta de limites esta ligada a uma série de fatores e valores que precisam ficar mais claros dentro da família e da escola, pais e professores precisam manter uma comunicação constante, principalmente se a criança apresentar atitudes desrespeitosas e sem limites na escola. Pais e professores não podem ser omissos a essa realidade.
Este projeto se justifica nas questões levantadas acima, pois são questões que se apresentam no cenário contemporâneo da família e da educação.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
-Objetivo Geral: Conscientizar a família sobre a importância do resgate de valores, para a educação dos seus filhos
-Objetivo específico:
-Analisar a influência da família na educação dos filhos, buscando a conscientização sobre os valores morais e éticos.
-Demonstrar a importância do uso da mesma linguagem do pai e da mãe na educação dos filhos.
- Compreender a importância da comunicação entre pais e educadores em relação à educação