projeto sistemas 0 a 9
Alunos: Bruna Martoni Barbara Soares Izabela Neves
Turma: Eletrotécnica 1A
Professor: Eduardo Bueno
Contador de 0 a 9 Sistemas digitais
Sumário
Introdução 4
Princípio de funcionamento do circuito 5
Simulação no EWB 6
Testes/ Erros/ Dificuldades 8
Descrição, Desenho e Esquema de Montagem 9
Lista de Materiais 12
Anexos 13
Notas fiscais 17
Conclusões/ Comentários relevantes 19
Bibliografia 20
Introdução
Este trabalho tem o intuito de realizar uma contagem de 0 a 9, com a utilização do conhecimento adquirido ao longo do ano, fazendo uso desde as portas lógicas básicas até os circuitos mais complexos.
Princípio de funcionamento do circuito
É utilizado um multivibrador astável 555. Para gerar o pulso de clock foram utilizadas resistências de 5,8 k ohm e 2,2 k ohm para a mais perfeita aproximação de um segundo. Quando o pulso de clock chega ao CI 7490, é iniciada a contagem de 0 a 9 em binário do primeiro contador do CI.
O dado gerado é transferido ao CI 4511 que é responsável pela passagem do código de binário para decimal, mandando essa informação ao display de 7 segmentos que é o responsável pela visualização da contagem decimal.
Simulação no EWB
Testes/ Erros/ Dificuldades
A maior dificuldade esteve presente na montagem do circuito no EWB (Electronics Workbench). Ao usarmos o CI 4518, a contagem se apresentava de maneira incorreta, e sendo assim , decidimos então utilizar o CI 7490, a partir do qual fizemos o contador de 0 a 9.
Durante a montagem, alguns displays também foram queimados e ocorreu um mal contato dos fios.
Por causa do 7490, quando o circuito é ligado a contagem não se inicia corretamente, ele afixa o número do seu objetivo final.
Descrição, Desenho e Esquema de Montagem CI 555
Usamos o CI 555 como oscilador astável.
No