projeto Sirlene 1ok 1

1612 palavras 7 páginas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico
Fundação Araucária
UEPG

Plano de Trabalho do Aluno

Título do Plano de Trabalho:
O papel do livro didático de Língua Portuguesa na sala de aula: mitos e crenças do visão do professor
Aluno:
Sirlene Martins de Souza
Referência do Edital: Edital PROPESP 03/2012

Título da linha de pesquisa ou do projeto vinculado ao orientador: Área e Sub-área do CNPq

Orientador:
Leticia Fraga
*Co-orientador:

Data:
14/05/2012

*Somente aluno regularmente matriculado em Curso de Mestrado ou de Doutorado da UEPG e que cumpra acima de 06 meses de orientação.
Palavras Chave: livro didático, mitos, crenças, ensino de Língua Portuguesa

1. Caracterização e Justificativa (máximo de 1 página)
Descrever objetivamente, com fundamentação teórica, o problema focalizado, sua relevância e originalidade no contexto da área inserida e sua importância específica para o avanço do conhecimento.

O caráter do presente trabalho de pesquisa é conhecer a visão do professor de Língua Portuguesa, quanto ao seu posicionamento do uso ou não uso do Livro Didático, bem como suas motivações, crenças e expectativas com relação a esse assunto.
O trabalho justifica-se pelo fato de o professor de Língua Portuguesa já encontrar nas salas de aula um cabedal de conhecimentos, principalmente de oralidade, somado a crenças, mitos, reflexos sociais e econômicos, que se somam às suas. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo pesquisar, analisar como o professor se comporta, tendo em mãos o livro didático de Língua Portuguesa, de como suas crenças e mitos, somados a sua experiência, influenciam o seu trabalho e como isso reflete na sala de aula.
Segundo Félix (1999) os professores de Língua Estrangeira carregam consigo crenças sobre como seus alunos devem aprender a língua-alvo, e estas são influenciadas pelas experiências que tiveram no passado, tal como material didático e estratégias que propiciam a aprendizagem de Língua Estrangeira.
[...] o

Relacionados

  • Projeto Sirlene 1ok 1
    1685 palavras | 7 páginas