Projeto silvicultura
PROJETO PARA PRODUÇÃO DE MOURÕES NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA
Ana Caroline Brilhante
Caroline Barra Sales
Karolina Pinheiro
Kleibyson
Joana Duboc
2- PLANEJAMENTO:
- Objetivo: produção da espécie Eucalipto camaldulensis, afim de atender o mercado de mourões na região da baixada fluminense e regiões próximas.
- Característica da espécie:
Espécie: Eucalyptus camaldulensis
Nomes populares: Eucalipto-de-camalduli, eucalipto-camaldulensis.
APS-MS
Características gerais: Árvore de 15-30 m de altura, originária da Austrália, com tronco geralmente bifurcado, liso, revestido, por casca branca ou cinzenta, muitas vezes listrada de vermelho, desprendendo-se em lâminas ou fitas. Ramagem aberta, ascendente ou arqueada formando copa moderada. Raminhos cinzentos ou avermelhados, pêndulos. Folhas juvenis, de início, opostas, ovaladas ou largo-lanceoladas, geralmente falcadas, longamente acuminadas, concolores, pendentes, cartáceas, quase sem aroma, de 10-23 cm de comprimento, com pecíolo de 1,0-2,5 cm. Inflorescências em umbelas axilares simples, sustentadas por pedúnculo achatado de 1-3 cm, com 3-25 flores brancas, com botões bicudos. Frutos globosos ou ovoides, de 5-7 mm de diâmetro, com 3-5 valvas triangulares salientes (exertas), deiscentes, com sementes marrom-amareladas pequenas. Espécie variável abrangendo diversas variedades. Muito semelhante à E. tereticornis, sendo considerada por alguns como uma simples raça geográfica desta espécie. Distingui-se principalmente pela presença de umbelas menos robusta.
Usos: Adequada para reflorestamento, arborização de caminhos, estradas e para quebra-vento. Produz madeira para construção, dormentes, moirões e carvão. É uma das espécies de Eucalipto mais cultivadas no Brasil.
- Características da área:
Clima:
A temperatura média anual da região é de 22,7° Celsius e a precipitação anual, de 1.291,7 mm. O clima é tropical subúmido com pouco ou