Projeto senac
A ergonomia teve suas origens na 2º guerra mundial em 1949, a guerra solicitou e produziu maquinas novas e complexas, então surgiu a necessidade de uma nova ciência ergonômica, pois foi nos meios militares britânicos que a ergonomia teve o seu grande incremento.
Com a criação de um grupo de estudos sobre a capacidade produtiva dos trabalhadores nas fabricas de munições, vivia- se um momento dúbio, Por um lado existia uma grande necessidade de aumentar a produção de armas por outro existia uma escassa mão de obra.
A partir do inicio da década de 50, com a criação na Inglaterra, da ergonomics Reseach society, a ergonomia começou sua expansão no mundo industrializado, desenvolvendo- se assim, o interesse pelos problemas inerentes ao tal trabalho humano.
Entre 1960 e 1980 a expansão da ergonomia foi alem das fronteiras militares, pois o mundo industrial tomou consciência da importância da ergonomia da concepção dos produtos e dos sistemas de trabalho ( equipamentos, ambientes físico, químico, organização de trabalho). Mais tarde a ergonomia foi aplicada com objetivo de otimizar o trabalho humano.
Os primeiros estudos centraram-se no aperfeiçoamento das maquinas, as quais os trabalhadores tinha que se adaptar com o aumento da complexidade e dos custos das maquinas e simultaneamente, com a imposição do valor da vida humana surgiu a preocupação conceber maquinas adaptadas ao homem.
Nesta evolução alguns paises europeus fundaram a associação internacional de ergonomia para congregar as varias sociedades de fatores humanos e de ergonomia que foram surgindo ao longo da década.
Hoje a ergonomia é a base de tudo ela esta em nosso trabalho em nossa casa em tudo que fazemos pois ela que influencia na nossa qualidade de vida e em nosso maus hábitos de postura em nosso dia a dia.
Principais áreas da ergonomia aplicada
Ergonomia na Organização do trabalho pesado
Planejar o trabalho em atividades fisicamente pesadas, com alto