Projeto Senac Menor Aprendiz
Memória Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar, iniciou sua trajetória em 7 de setembro de 1948, com a fundação da Doceira Pão de Açúcar.
Em 1959, abre seu primeiro supermercado ao lado da Doceira.
Dez anos depois eram mais de 60 lojas em 17 cidades do Estado de São Paulo.
Na década de 70 traz para o Brasil um novo tipo de loja, os hipermercados. Conhecidos pela marca Jumbo, foram inaugurados em várias cidades do Brasil.
Com os Jumbos, o Pão de Açúcar passa a atuar também em Portugal, Angola e Espanha.
Ainda na década de 70, adquire várias redes de supermercados, no Ceará, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
Também nesta década diversifica suas atividades passando a atuar em diferentes áreas da economia: turismo, restaurantes, agropecuária, reflorestamento, pesca, avicultura, veículos e comércio exterior
Na década de 80, fecha o círculo do varejo com novos formatos de loja. Além dos Supermercados Pão de Açúcar, dos Hipermercados Jumbo e do Minibox - Mercearias de Desconto, inaugura o Superbox - Loja Depósito, o Peg & Faça - loja de bricolagem, e a Sandiz - Loja de Departamentos.
Em 1989, inaugura uma nova geração de hipermercados com a marca Extra, e inicia um processo de profunda reestruturação.
Com novo posicionamento mercadológico, fecha lojas não lucrativas, e vende as empresas coligadas. Na década de 90, se aproxima dos consumidores ao criar o cargo de ombudsman, e investe fortemente no seu aperfeiçoamento operacional.
Retoma a expansão através da inauguração de novas lojas, e aquisição ou arrendamento de lojas e redes. Abre seu capital, sendo a primeira empresa brasileira de varejo, a ser listada na Bolsa de Nova York, e assina contrato de investimento com a rede francesa, Casino.
Pioneira no comércio eletrônico com o Pão de Açúcar Delivery, inaugura em 1998 o primeiro supermercado educacional do mundo, o Pão de Açúcar Kid’s, dedicado a educação para consumo consciente.
Empresa cidadã, participante