Projeto Saúde nas escolas
Polo de apoio
Conselheiro Lafaiete MG
2013
Eixo: Higiene Pessoal
Educação Infantil
Período: Mais ou menos três meses
Considerações iniciais:
Sabe-se que a higiene pessoal é necessária para uma boa saúde, daí a ideia de ensinar a criança a fazer sua própria higiene, conversando, contando histórias, mostrando como se faz a higiene pessoal.
A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
Situação problema:
Ausência de higiene corporal entre as crianças e os seus responsáveis.
Objetivo:
Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.
- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Favorecer a autoestima da criança;
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
Justificativa:
Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que, é na infância que se dá início a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação acerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.
Metodologia / Estratégias Para atingir os objetivos pretendidos, propomos primeiramente planejar os