Projeto saúde na escola
APRESENTAÇÃO
A “Educação e a Saúde” sempre foram temas principais nas políticas públicas por serem amplamente reconhecidas como necessidades básicas do ser humano. Baseando-se nessas questões esse Projeto “Saúde na Escola” foi desenvolvido para oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar significativamente aos educando os seus esforços para a formação integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar os alunos para o direito a saúde, sensibilizando lhes para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacita lhes para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação de saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Saúde e Qualidade de vida”.
2. Explicar o que são DST, suas causas, sintomas e consequências para nossa vida.
3. Apresentação de alguns itens para proteção das DST (Doenças sexualmente transmissíveis)
4. Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida saudável seja em casa, na escola e por onde quer eles forem.
QUAL O PAPEL DA ESCOLA AO OFERECER O TEMA “SAÚDE NA ESCOLA”?
O tema deve ser tratado na escola abordando a questão dos direitos a saúde, mas alertando para a importância da responsabilidade e da necessidade da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS e Hepatites virais. Para tanto, é necessário que gestores, profissionais da aera da saúde e da educação e toda comunidade escolar assumam esse compromisso de maneira pedagógica, sem passar por cima de valores e culturas familiares, Assim, acreditamos que esse projeto irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida de nossos jovens.
METODOLOGIA
1. Serão elaborados convites apresentado o Projeto para cada um