Projeto Roda de Leitura
Período- Manhã/ Tarde
Local- Minibiblioteca CRAS São Bento
Faixa etária- 14 a 25 anos
Parceria- E.E. DULCE ESMERALDA BASILE FERREIRA E.E. ZELIA DULCE DE CAMPOS MAIA [Oitava série/ Nono ano]
Justificativa – A leitura se configura como um dos principais elementos e exercícios para o desenvolvimento da linguagem oral, o que possibilita uma comunicação mais eficiente e por consequência uma interação e colocação social mais plena e satisfatória estimulando o senso crítico e reflexivo do sujeito e tornando-o assim mais participativo no contexto social em que esta inserido. Além de propiciar bases para a construção do seu modo próprio de ser e se colocar no mundo e de identidade pessoal. Como explicita Goes [1990, p. 16] A leitura não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re- avalia, experimenta as próprias emoções e reações.
O filósofo francês Foucambert (1994), introduz o conceito de desescolarização da leitura ou seja, da formação permanente do leitor a ser assumida por todas as instâncias educativas, já que a leitura não é um processo que se inicia e conclui na escola. Para ele, “(...).Aprende-se a ler em qualquer idade e continua-se sempre aprendendo. A escola é um momento da formação do leitor. Mas se essa formação for abandonada mais tarde, ou seja, se as instâncias educativas não se dedicarem sempre a ela, teremos pessoas que, por motivos sociais e culturais, continuarão sendo leitores e progredirão em suas leitura, e outras que retrocederão e abandonarão qualquer processo de leitura. (p.17)
O autor trabalha além do conceito de desescolarização da leitura e propõe a Leiturização da sociedade. Segundo suas pesquisas, cerca de 70% dos cidadãos são excluídos do acesso ao universo literário por não encontrarem motivos para continuarem a fazê-lo. Visto que “as sociedades industriais