Projeto reforço escolar
COLÉGIO MUNICIPAL DR. JOSÉ COELHO IRMÃO
EQUIPE PEDAGÓGICA
LUCENI ALVES DE OLIVEIRA
MARIA JANE SOUZA DOS SANTOS
PROJETO NOVA CHANCE: LÊ É BOM, EXPERIMENTE!
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SERVIÇO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
“Viajar pela leitura
Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!”
Clarice Pacheco
ARAÇÁS - 2010
INTRODUÇÃO:
A aprendizagem de todos os alunos é o objetivo maior de toda e qualquer proposta pedagógica. Entretanto, para que esta proposta se concretize verdadeiramente, é necessário que a escola esteja constantemente avaliando os caminhos percorridos e as conquistas alcançadas, e de maneira mais específica, a aprendizagem dos alunos, para só a partir daí então, executar ações que viabilizem a construção dessa educação de qualidade.
Por essa razão, a escola deve estar constantemente avaliando a aprendizagem dos alunos e tomando decisões em loco que venham assegurar condições do mesmo aprender de maneira significativa dentro da série e idade.
Para a efetivação de uma educação pública de qualidade e consequentemente a formação de seres humanos letrados é preciso tomar a leitura como diz Izabel Solé uma ferramenta indispensável para a aquisição de saberes construídos historicamente pela sociedade. Aprender a ler e escrever com proficiência abre ao indivíduo portas para uma visão diferente do mundo, novas oportunidades de compreensão e interação social.
Quando um aluno lê e escreve bem, ele adquire os requisitos necessários para ter sucesso em qualquer disciplina, pois, interpretando e desenvolvendo a capacidade de recontar uma perspectiva crítica as informações que assimilou, além de elaborar novas produções, o educando constrói conhecimentos e sua participação na sociedade letrada não se dão de forma desigual