Projeto prevenção ao uso de drogas
A informação como meio de prevenção ao uso das drogas
Brazlândia / DF, 05/03/2013
Introdução
O presente projeto será desenvolvido para uma instituição escolar da rede pública de ensino do Distrito Federal, localizada na região administrativa de Brazlândia. Tal região tem uma população equivalente à cinqüenta e três mil oitocentos e setenta e quatro (53.874) habitantes, de acordo com o programa Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2011), sendo a população de jovens equivalente a quinze mil cento e oitenta e oito (15.188) habitantes, o que equivale a 28,2% da população total, tendo o catolicismo como predominância religiosa com 61,4% da população.
A instituição educacional em questão está localizada na periferia da cidade, onde encontram-se pessoas de várias classes sociais, sendo a predominância de baixa renda e famílias monoparentais. A minoria conta com famílias separadas por cumprimento de penas em regime fechado ou semi aberto de prisão, em que a mãe torna-se a cuidadora e mantenedora. Grande parte conta com a estrutura familiar tradicional e socialmente estabilizada.
Como a instituição de ensino em questão trata-se de um centro educacional com funcionamento nos três turnos abrangendo aproximadamente mil e duzentos (1.200) alunos, a faixa etária encontra-se entre quatorze e dezoito (14 e 18) anos. A maioria com idade série correta e alguns com defasagem, tendo a reprovação maior no primeiro ano (1ª série do Ensino Médio). Apontando como maior dificuldade as disciplinas de ciências exatas (Matemática, Física e Química). Em alguns casos o baixo rendimento escolar pode ser associado ao desinteresse por parte dos alunos e envolvimento com outras atividades que não sejam exatamente as estudantis. Alguns alunos iniciam a vida profissional cedo, para complementar a renda familiar, ocupando