Projeto político pedagógico
INTRODUÇÃO 3
1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 4
1.1 O que é o projeto 4
1.2 Princípios norteadores do projeto político- pedagógico 5
1.3 Construindo o projeto político- pedagógico 7
1.4 Estrutura organizacional 8
1.5 Currículo 8
1.6 O tempo escolar 9
1.7 O processo de decisão 9
1.8 As relações de trabalho 10
1.9 Avaliação 10
1.10 Finalização 10
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
O projeto político pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, com as intensas de refletir acerca da construção do mesmo, em busca da melhoria da qualidade do ensino e da escola como um todo, onde a escola é o lugar de realização, concepção e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos.
Para isso, a escola deve assumir as responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem iniciativa, mas dá as condições necessárias para levá-la adiante, fortalecendo as relações entre escola e o sistema de ensino.
1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1.1 O que é o projeto
No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo prejicere, que significa lançar para diante. Plano intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Redação provisória da lei. Plano geral de edificação (Ferreira 1975, p. 1.144)
O projeto político pedagógico não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educativas como prova do comprimento de tarefas burocráticas, mas construído e vivenciando em todos os momentos, por todos os participantes do processo educativo da escola. Ele busca uma direção, é uma ação intencional, com um sentido explicito com um compromisso definido coletivamente. O projeto está articulado ao compromisso sócio político com os interesses e coletivos da população