projeto politico pedagogico
Ester Assalin1
RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal problematizar algumas questões, tendo como referencia a Gestão Democrática para a construção do Projeto Político Pedagógico coletivo. Não pretendemos esgotar as discussões, mas contribuir com o debate no interior da escola. Justificamos a pertinência do tema por compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Essa identidade nem sempre é explícita ou, mesmo, reconhecida na própria escola, que acaba por reduzir sua função ao repasse de conteúdos prontos e acabados, sem relacioná-los com o público ao qual atende. A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico é, justamente, uma possibilidade de reconhecimento dessa identidade e de reflexão e mudança da prática pedagógica.
Palavra chave: Gestão democrática; Projeto Político Pedagógico; Planejamento.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo discute a importância da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico na escola como um espaço que reflete a realidade escolar, sendo que a escola tem autonomia para elaborá-lo, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o Projeto Político-Pedagógico cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade.
2. GESTAO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLITICO PEDAGOGICO.
A gestão da educação enquanto tomada de decisões se realiza a cada momento da vida escolar, quer planejando, construindo o Projeto Político Pedagógico, quer avaliando a realidade